Toxina botulínica é aliada da odontologia


Toxina botulínica é aliada da odontologia
Toxina botulínica é aliada da odontologia

O uso terapêutico da toxina botulínica, popularmente conhecida como Botox (um de seus nomes comerciais), começa a se despontar em relação à estética, evidenciando seus benefícios em tratamentos que demandam o restabelecimento da funcionalidade muscular. No campo da odontologia, seu uso começa a se despontar no tratamento de problemas como bruxismo, apertamento dental, assimetrias e até dores de cabeça de origem na face.

Em São José do Rio Preto, a Canaã Dental Day Clinic é pioneira no uso da toxina botulínica para fins odontológicos, proporcionando mais conforto e menos dores aos pacientes ao longo do tratamento de problemas funcionais relacionados à musculatura orofacial.

Conforme o cirurgião dentista Derly Tescaro, mestre em ortodontia pela Unesp, o uso terapêutico da toxina botulínica antecede a sua aplicação no campo da estética. A utilização dessa toxina purificada em procedimentos cosméticos só foi aprovada pela ANVISA no Brasil em 2000 e nos EUA, pela FDA, em 2002. Já o seu uso terapêutico teve início no final dos anos 1970.

“A toxina botulínica tem um papel importante no tratamento de problemas odontológicos relacionados à musculatura da face porque proporciona menos dores e menos possibilidades de traumas durante o processo de diagnóstico das causas deste problema”, destaca Tescaro.

No tratamento do bruxismo, por exemplo, a aplicação da toxina botulínica a cada seis meses permite ao paciente dispensar o uso da placa miorrelaxante, usada principalmente à noite para controlar as conseqüências do ranger excessivo dos dentes. Já nos casos de apertamento dental, essa toxina evitará possíveis traumas dentais que podem ocorrer durante o tempo de diagnóstico das causas do problema.

Segundo o ortodontista da Canaã Dental Day Clinic, a face conta com mais de 20 músculos e a aplicação terapêutica da toxina botulínica será feita naqueles que estão relacionados ao problema odontológico.

Dentre as principais causas de problemas odontológicos estão à falta de algum elemento dental que interfere no encaixe da mordida, próteses dentárias mal adaptadas, desarmonia muscular e questões psicossomáticas. “A aplicação da toxina botulínica vai atenuar a força excessiva do músculo ou dos músculos que causam o problema, não interferindo em hipótese alguma na força mastigatória. O paciente continua exercendo as funções normais da face”, ressalta Tescaro.

Por possuir conhecimento sobre as estruturas de cabeça e pescoço, o cirurgião dentista pode tratar certas afecções da face e da cavidade oral de forma conservadora e segura com a aplicação da toxina botulínica, desde que possua treinamento específico e conhecimento sobre sua utilização e não extrapole suas funções.